O Vinho

Bafarela Reserva

“Bafarela Reserva é um vinho tinto do Douro com caráter bem marcado, que reflete toda a riqueza e qualidade da região na criação dos melhores vinhos de lote com castas portuguesas. Bafarela Reserva Tinto integra a gama de vinhos da Casa Agrícola Brites Aguiar.”

Notas de prova

Apresenta-se com uma bela cor vermelha ligeiramente violeta. De aromas, intensos, são dominados por frutos vermelhos, notas florais (violeta) e especiarias. Intenso e de perfil bem caraterísticos, é um vinho persistente, com final fresco e longo.

Vinificação

A vindima decorreu em Setembro. Com critérios seleção na vinha, as uvas foram totalmente desengaçadas e esmagadas. Após contacto pelicular pré-fermentativo a frio durante 48 horas, a fermentação ocorreu em cubas de inox com temperatura controlada e com uma maceração total superior a 40 dias, mas sem grandes extrações. O vinho passou depois para cubas de inox, onde ocorreu a fermentação maloláctica, tendo depois estagiado durante 10 meses em barricas de 500 litros de carvalho francês, de primeira, segunda e terceira uttilização.

Castas

Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Amarela e Tinta Roriz.

Sugestão de consumo e de serviço

Bafarela Reserva é um vinho surpreendente que acompanha muito bem pratos de cozinha tradicional portuguesa, uma variedade de carnes, queijos e massas apaladadas. Experimente como aperitivo com queijos curados e picantes. Deve abrir-se um pouco antes de ser consumido para que respire e se desenvolva no seu melhor. Com o tempo, pode criar sedimentos requerendo decantação. Servir entre os 17ºC e os 18ºC.

Condições de guarda

A garrafa deve ser mantida deitada, em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz.

Detalhes técnicos

Álcool: 14.5% Vol.
So2 livre: 35 mg/dm3 (p.p.m)
Enologia: 2PR

CONSULTE OS NOSSOS PARCEIROS

Caso pretenda adquirir os nossos vinhos, facultamos uma lista de parceiros, organizada por distritos.