O Vinho

Brites Aguiar

A exigência qualitativa a que o vinho Brites Aguiar obriga origina que só algumas colheitas sejam dignas de ostentar o nome da Família. O Brites Aguiar 2019 é o nono a ficar disponível para o consumidor.

É um vinho de extremos, com concentração e elegância, com taninos presentes mas delicados. Tem um longo fim de boca. Todo o processo de produção, da vinha à garrafa, é balizado por parâmetros de rigor extremo em que todos os detalhes são importantes para que o resultado seja este grande vinho.

Notas de prova

Cor intensa e carregada, aroma distinto de grande intensidade e complexidade, com fruta preta, notas florais intensas, aromas minerais e especiarias que termina com ligeiro tostado de café e moka, com tudo muito integrado. Na boca tem grande amplitude e precisão, com fruta evidente e focado na mineralizada, apresenta uma grande estrutura com taninos de veludo e uma frescura sedutora. Tudo conjugado no final longo e muito persistente, para um vida longa em garrafa.

Vinificação

A vindima decorreu em Setembro com uma criteriosa seleção de uvas na vinha. O desengace foi total e o esmagamento controlado. Teve um contacto pelicular pré-fermentativo a baixas temperaturas durante 48 horas. A fermentação concretizou-se em cubas de inox com temperatura controlada e a maceração com extração moderada prolongou-se por um período superior a 40 dias. Em novas cubas de inox o vinho realizou a fermentação malolática e de imediato deu entrada em barricas (500 litros) de carvalho francês onde estagiou 18 meses.

Castas

Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz.

Sugestão de consumo e de serviço

É um vinho intenso e elegante, ideal para acompanhar carnes vermelhas, caça grossa e queijos intensos. Para que atinja a sua plenitude deve ser aberto 1 a 2 horas antes de servir. Temperatura ideal de consumo 17ºC.

Condições de guarda

A garrafa deve ser mantida deitada, em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz.

Detalhes técnicos

Álcool: 15% Vol.
So2 livre: 35 mg/dm3 (p.p.m)

CONSULTE OS NOSSOS PARCEIROS

Caso pretenda adquirir os nossos vinhos, facultamos uma lista de parceiros, organizada por distritos.